Em Pernambuco, IPVA vai ficar mais barato em 2017, mas boleto já vence em janeiro


O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos pernambucanos vai diminuir em 2017. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE), o valor venal dos veículos caiu, em média, 3,8% em 2016 em comparação com o ano anterior, o que reduz a base de cáculo para incidência do imposto do estado. No caso dos automóveis, a redução será de -4,5%. Já para motos, a queda do valor será de -2,7%. Como nada vem de graça, o informe foi dado nesta quarta-feira, no dia em que o estado publica decreto que antecipa o calendário do IPVA para janeiro (cota única ou primeira parcela) e não mais em março, pegando os contribuintes de surpresa.
Segundo o governo, a mudança na data de pagamento do IPVA foi realizada em virtude da necessidade de geração de fluxo de caixa no início do ano, em decorrência da crise econômica que atinge o País. Em contrapartida, como uma forma de compensar os contribuintes que fizerem o pagamento à vista, será concedido um desconto de 7% no valor do imposto, no lugar dos 5% concedidos em outros anos.
A frota de veículos em Pernambuco é de 2,7 milhões, sendo 2,4 milhões tributáveis. A arrecadação do IPVA em 2016 passou de R$ 1 bilhão.
Os boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis no site do Detran PE (www.detran.pe.gov.br) a partir do próximo dia 1º de janeiro. Os valores do IPVA 2017 devem ser divulgados na segunda quinzena deste mês. Os proprietários de veículos podem optar pelo pagamento à vista com desconto ou pelo parcelamento em até três vezes. (DP).

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..