Gonzaga Patriota diz que projeto de transposição do Tocantins para o São Francisco é sua prioridade este ano


O deputado Federal Gonzaga Patriota(PSB) concentra esforços no projeto de sua autoria que visa interligar as bacias do rio Tocantins no Pará e o São Francisco na Bahia. O objetivo, segundo o deputado socialista é garantir água para o são Francisco, sobretudo, em períodos de seca, já que o Tocantins tem uma vazão  dez vezes maior que o Velho Chico. O projeto consiste na construção de um canal de cerca de 200 km que interligaria afluentes dos dois rios. Esta obra, defende o deputado,  daria segurança hídrica para o funcionamento da transposição do São Francisco que diante da seca prolongada está ameaçado.
Gonzaga Patriota  diz que já conversou com o presidente Michel Temer sobre o assunto e com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Segundo o parlamentar, o ministro garantiu, durante a visita a Petrolina nesta segunda-feira(13), que  vai iniciar os estudos já na próxima semana. Mais de seiscentos milhões  de reais já estão garantidos no orçamento  da união para iniciar a obra, de acordo com Gonzaga, que diz que a transposição é sua prioridade número 1. “Esse ano nós vamos trabalhar nisso, inclusive eu não aceitei outra coisa na câmara  para ficar na comissão de orçamento e trabalhar no orçamento do Ministério da Integração, não mais para o projeto, mas sim para a construção”, frisou.
Sobre o apoio da bancada do nordeste no congresso  ao ambicioso projeto, Gonzaga Patriota diz que tem apoio inclusive dos políticos do Tocantins, que se fosse o contrário poderia ser um entrave ao projeto. ” todos são a favor. já conversei com o líder da bancada do nordeste, os deputados do Tocantins  e  com  todos dos estados que serão beneficiados como Ceará e Rio Grande do Norte e todos são favoráveis”, revelou o deputado.
O Tocantins banha os Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, até a sua foz no golfo Amazônico – próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó. Ele é formado pela união do rio das Almas (que nasce em Pirenópolis), do  rio Maranhão e  do rio Paranã. Durante a época das cheias, seu trecho navegável é de aproximadamente 2 000 km, entre as cidades de Belém(PA)  e Lajeado (TO).

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

1 De sua opinião, participe!:

De sua opinião, participe!
27 de fevereiro de 2017 11:08 delete

Gonzaga Patriota diz que já conversou com o presidente Michel Temer sobre o assunto e com o ministro da Integração Nacional, mas ele tambem já conversou com os Tocantinenses?

Reply
avatar

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..