100 dias: Serviços estruturantes transformam Petrolina


Ações que contemplaram saneamento básico, retomada de obras e gestão condominial resgataram a autoestima da população da cidade.
Trabalhar para transformar a paisagem de Petrolina em 100 dias de governo. Essa foi a missão dada pelo prefeito Miguel Coelho a todos os órgãos da prefeitura ainda em 1º de janeiro deste ano. Tomando esse lema como meta, coube à Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), chefiada pelo secretário Heitor Leite, atuar em um ponto crítico da estrutura da cidade: saneamento básico.
Já no primeiro dia útil da atual gestão, no dia 2 de janeiro, uma comitiva composta pelo prefeito, secretários municipais e diretores da Compesa percorreu os bairros Dom Avelar, São Gonçalo, Jardim Amazonas, Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo e Jatobá a fim de diagnosticar pontos onde havia esgoto escorrendo pelas ruas. Dois dias depois, equipes já trabalhavam nessas localidades para resolver os problemas apontados durante a visita.
Entre as ações realizadas pelo Mutirão de Saneamento estão a desobstrução das redes de esgoto dos distritos de Nova Descoberta e Izacolândia. Mesmo trabalho feito na Avenida Simão Durando, no bairro São Gonçalo, zona oeste da cidade, onde também foi readequada a rede da Rua 19. Na zona leste, a bomba da lagoa do bairro Jatobá também foi consertada, tranquilizando os moradores da localidade que estavam preocupados com a possibilidade da lagoa transbordar durante o período chuvoso. A Avenida da Redenção teve a rede desobstruída, no bairro Dom Avelar, eliminando o esgoto que escorria pelas vias na região. Quem também está dando adeus ao esgoto, jogado indiscriminadamente em seu leito, é o Rio São Francisco. Em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), a SEINFRAHM atua na eliminação dos pontos responsáveis pela poluição do Velho Chico.
RETOMADA DE OBRAS
Além de reformar o Restaurante Popular, equipamento importante e que agora atende diariamente à população com mil refeições por dia, a SEINFRAHM ainda viabilizou a retomada de três obras importantes para a população. Os bairros Gercino Coelho, Rio Corrente e São Gonçalo vão finalmente receber os seus Clubes do Bairro, resultado de um investimento total de R$ 1,4 milhão. As comunidades enfim vão poder desfrutar de equipamentos para a prática de esportes, lazer e promoção da saúde, a partir do mês de junho.
HABITAÇÃO
Visando o bem-estar das famílias que moram no Residencial Brasil, zona oeste da cidade, a SEINFRAHM também supervisionou a implementação da gestão condominial da localidade. O objetivo foi auxiliar os beneficiários do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ na organização administrativa dos condomínios. Por lá, ficou definido que a gestão será dividida em dois condomínios diferentes: o Campo Verde e o Velho Chico. Em breve, a ação vai se estender aos demais residenciais de Petrolina.
Texto: Felipe Pereira – AsCom Prefeitura de Petrolina/Foto: Editoria de Arte AsCom Prefeitura de Petrolina

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..