Secretaria de Educação de Petrolina vai implantar hortas em escolas da rede municipal


A Escola Governador Miguel Arraes de Alencar, pertencente à rede municipal de Petrolina, foi a primeira a receber no início da semana que passou o Projeto ‘Horta: Saúde a Saber’. Idealizado pela Secretaria de Educação, o projeto pretender difundir ações de cunho ambiental entre os alunos.
De acordo com a equipe pedagógica do projeto, o objetivo é fazer do espaço um ‘laboratório vivo’ e uma sala interdisciplinar, onde será trabalhada uma diversidade de temas, potencializando o aprendizado dos alunos – com destaque para a produção e consumo de alimentos naturais, a culinária, troca de conhecimentos, entre outros.
Para a gestora da escola, Maria Gorete, a ideia é auxiliar na mudança dos hábitos alimentares das crianças. “Percebemos, na hora da merenda, que os alunos tinham dificuldades em consumir as hortaliças. Por isso, pensamos nesse projeto para conscientizar e inserir no dia a dia das crianças hábitos saudáveis na alimentação”, conta.
A professora do 4º ano, Kátia leite, explica que a horta também será um instrumento em favor da comunidade escolar. “Vamos disponibilizar as sementes para que os alunos e seus pais possam plantar em suas casas e estender os novos hábitos para a mesa da família“, pontua.
Secretário
O evento contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Zé Batista da Gama, responsável pela implantação de hortas comunitárias na cidade desde o final dos anos 90. Ele falou sobre a importância dos alimentos, os benefícios das hortaliças na saúde e o cuidado que se dever ter com o solo. Zé Batista se comprometeu em colaborar com o desenvolvimento desse projeto na escola com as orientações técnicas, nutricionais e equipamentos, e informou estar à disposição para ampliar a ação em outras escolas da rede.  (Fonte/foto: Ascom PMP/divulgação)

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..