Projeto ‘Cisternas nas Escolas’ atende 36 unidades da zona rural de Petrolina - Blog Petrolina em Destaque

22 de junho de 2017

Projeto ‘Cisternas nas Escolas’ atende 36 unidades da zona rural de Petrolina


Escolas da Rede Municipal de Petrolina, localizadas na zona rural, vão ganhar cisternas para garantir à comunidade escolar o acesso à água em períodos de estiagem. A notícia foi anunciada nesta terça-feira (20) durante reunião realizada na Secretaria de Educação (Seduc).
Serão escolhidas 36 unidades da cidade para o projeto ‘Cisternas nas Escolas’  que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiarido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.  A iniciativa é da Organização Não Governamental Articulação com Semiarido Brasileiro (ASA).
“A ideia é utilizar os reservatórios para guardar a água da chuva durante o inverno, para usá-la depois, na época das secas. Com o acesso à água, as crianças passarão a aprender, também, como cuidar desse recurso, ao passo de garantir o funcionamento pleno do espaço de aprendizado e convivência. Nossa intenção é potencializar as ações de educação contextualizada nas escolas do campo e todas as parcerias são bem vindas”, comenta Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina.
Além da construção da cisterna, o projeto tem um caráter pedagógico e de participação comunitária. Na execução estão previstas oficinas e reuniões com diferentes públicos e os objetivos destes momentos vão desde o planejamento, monitoramento e avaliação do projeto, até capacitações para pedreiros – que irão construir as cisternas – e educação contextualizada.
 A reunião contou com a participação da equipe de gestão da Seduc, com os representantes da ASA, de entidades da sociedade civil e de Francisco Paschoal, o Chicô, Presidente do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..