Projeto ‘Cisternas nas Escolas’ atende 36 unidades da zona rural de Petrolina


Escolas da Rede Municipal de Petrolina, localizadas na zona rural, vão ganhar cisternas para garantir à comunidade escolar o acesso à água em períodos de estiagem. A notícia foi anunciada nesta terça-feira (20) durante reunião realizada na Secretaria de Educação (Seduc).
Serão escolhidas 36 unidades da cidade para o projeto ‘Cisternas nas Escolas’  que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiarido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.  A iniciativa é da Organização Não Governamental Articulação com Semiarido Brasileiro (ASA).
“A ideia é utilizar os reservatórios para guardar a água da chuva durante o inverno, para usá-la depois, na época das secas. Com o acesso à água, as crianças passarão a aprender, também, como cuidar desse recurso, ao passo de garantir o funcionamento pleno do espaço de aprendizado e convivência. Nossa intenção é potencializar as ações de educação contextualizada nas escolas do campo e todas as parcerias são bem vindas”, comenta Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina.
Além da construção da cisterna, o projeto tem um caráter pedagógico e de participação comunitária. Na execução estão previstas oficinas e reuniões com diferentes públicos e os objetivos destes momentos vão desde o planejamento, monitoramento e avaliação do projeto, até capacitações para pedreiros – que irão construir as cisternas – e educação contextualizada.
 A reunião contou com a participação da equipe de gestão da Seduc, com os representantes da ASA, de entidades da sociedade civil e de Francisco Paschoal, o Chicô, Presidente do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..