São João de Petrolina contará com nova estrutura de segurança e atendimento ao público




O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), apresentou o esquema de segurança e outras novidades do São João, que terá início às 18h de hoje (16). Numa entrevista coletiva realizada nesta manhã no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, o gestor informou que a intensão é reduzir transtornos, além de dar conforto ao público.
Como este Blog já adiantou mais cedo, a prefeitura mobilizou mais de 500 profissionais das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade) e também da proteção privada. O prefeito disse que os portões do Pátio serão abertos às 18h e a festa se encerrará às 4h da manhã do dia seguinte, em atendimento a um acordo com o Ministério Público e Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), visando à diminuição de ocorrências. “Mas o policiamento ficará no local até que o Pátio seja esvaziado”, frisou Miguel.
Ainda no quesito segurança, o prefeito disse que qualquer ocorrência policial será resolvida no local. “Teremos uma delegacia móvel da Policia Civil e toda ocorrência vai ser resolvida aqui. Teremos delegado de plantão, escrivão e toda estrutura de uma delegacia de polícia. O problema que ocorrer aqui vai ser resolvido aqui”, afirmou. Além da delegacia móvel, uma detenção será a novidade deste ano. “Teremos uma área de detenção, para que as pessoas envolvidas em brigas e outras ocorrências sejam colocadas lá e não voltem para a festa.
Duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão de plantão nas noites juninas do Pátio Ana das Carrancas. Além disso, será feita uma campanha educativa e preventiva com entrega de preservativos do programa de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids).
A locomoção dos moradores da capital do Sertão e turistas foi outra prioridade do planejamento de serviços da Prefeitura. A AMMPLA vai iniciar nesta sexta-feira (16) a ‘Operação São João 2017’, intensificando as abordagens e a fiscalização durante os festejos juninos. A operação segue até o dia 24 de junho com o objetivo de diminuir o risco de acidentes e proporcionar o máximo de segurança e agilidade na circulação dos usuários das vias próximas ao Pátio Ana das Carrancas. A AMMPLA terá um etilômetro à disposição. Para orientar os motoristas, as vias serão sinalizadas com placas: área de embarque e desembarque; transporte coletivo; mototáxis, vans e ônibus entre a BR 235 e o Pátio Ana das Carrancas.
Transporte
Cerca de 200 táxis, 300 mototaxistas e 40 vans estarão toda noite à disposição da população. Uma boa notícia é que os taxistas de Petrolina, em comum acordo com a AMMPLA, resolveram operar em regime especial, atendendo com a Bandeira 1, os que aderiram ao regime serão identificados com um adesivo para que os passageiros possam visualizar e escolher a melhor opção. Ainda foi reforçado o transporte por ônibus com seis veículos (03 da Joalina e 03 da Viva Petrolina) fazendo cerca de 30 viagens, facilitando a chegada da população ao Pátio Ana das Carrancas, entre 1h da manhã até as 5h. Além disso, a partir das 20h todas as linhas de transporte coletivo urbano atenderão ao local do evento, melhorando a oferta de ônibus aos usuários.
Estacionamento
Para comportar tantos veículos com o menor transtorno possível, a Prefeitura fez realinhamento da área reservada para carros e motos. São mais de cinco mil vagas no entorno do Pátio Ana das Carrancas. Toda a área será monitorada por agentes de trânsito e orientadores de tráfego. O valor será de R$ 15 reais. Não será permitida a entrada de capacetes, mas terá um “capacetário”, local para que seja guardado o equipamento por R$ 2.
Comércio informal
A Prefeitura também organizou os vendedores de comidas e bebidas dentro e fora do pátio. Os ambulantes foram orientados pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Segurança Pública para garantir um serviço de qualidade aos frequentadores da festa junina. Durante as noites de forró, técnicos da Prefeitura farão a fiscalização permanente e darão apoio aos cerca de 100 ambulantes na área externa.
Outra novidade é que a festa terá apenas 1 palco com 40 m de largura e 2 telões de LED. A área da festa foi expandida e passa a ter 45 mil m². A expectativa é de que 50 a 70 mil pessoas por noite no São João. Um esquema especial de limpeza e infraestrutura também foi articulado. Diariamente, em torno de 50 garis e oito máquinas farão, em dois turnos, a remoção de lixo e material reciclável com expectativa de coletar 20 toneladas de resíduos por dia. O pátio ainda contará com ampla estrutura de banheiros químicos e equipes para manutenção permanente da iluminação externa e interna.

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..