CMEIs e escolas municipais de Petrolina, estão sem receber frutas e verduras para refeições dos alunos, Prefeitura garante que situação será normalizada a partir desta semana.

Imagem da internet 

Na noite da ultima sexta-feira, (21/07/17), a redação do nosso blog, recebeu denuncias de pessoas que preferiram não se identificar, que segundo elas, as escolas municipais e as CMEIs de Petrolina, estariam sem receber frutas e verduras, para fazer as refeições dos alunos, desde o iniciou do ano letivo.

O Blog entrou em contato com algumas unidades de ensino do município, que confirmaram a denuncia, "Apenas feijão, Arroz, carne, macarrão e bolacha. Sem verduras, frutas ou alguma variação saudável. Este é o cardápio que está sendo servido aos alunos  da Rede Municipal de Petrolina, desde o início das aulas. Ano passado as unidades de ensino eram abastecidas com  frutas, verduras e legumes de quinze  em quinze dias, esse ano o máximo que elas recebem são o legumes, e mesmo assim vem em quantidade reduzida", revelou uma docente, que preferiu não se identificar.

Um cardápio composto apenas de carboidratos, grãos e proteínas, como o que pode estar sendo servido nas escolas municipais, fica muito aquém do indicado pela pirâmide alimentar para crianças nessa fase.
Nosso blog também entrou em contato com a especialista em nutrição clínica e esportiva, Erlânia Dias, que afirmou que "A alimentação saudável na infância e adolescência promove a saúde, o desenvolvimento e também previne problemas de saúde, como obesidade e cárie dental. Além de previnir algumas doenças a longo prazo, como diabetes, hipertensão entre outras".

EM UMA PESQUISA RÁPIDA NA INTERNET, CONSTATAMOS QUE:  Um "cardápio colorido" é fundamental para que os alunos tenham saúde e, consequentemente, um bom desempenho escolar. A falta de micro e macro nutrientes pode desencadear uma série de problemas para crianças em fase de crescimento. Sem a quantidade adequada de vitaminas, a criança pode ter um retardo no desenvolvimento, perda de memória, dificuldade para se concentrar, queda de imunidade.
Um cardápio composto apenas de carboidratos, grãos e proteínas, em excesso também é perigoso, pois pode aumentar colesterol, causar obesidade, problemas cardíacos e levar essa criança a ter inúmeras doenças no futuro. Pode até levar a óbito. Isso é muito sério e muitas pessoas não dão a atenção devida. 

Na manhã de hoje (24/07/17), o nosso Blog entrou em contato com assessoria de secretaria de educação de Petrolina, que confirmou as deficiências, no entanto, garante regularizar a situação a partir desta semana. 
Confira a nota enviada ao Blog Petrolina em Destaque.
A Secretaria de Educação de Petrolina informa que a partir dessa segunda-feira (24), as unidades escolares da Rede Municipal de Petrolina já estão recebendo frutas, verduras e legumes. O atraso pontual foi por conta do processo licitatório dos fornecedores que, agora, já está concluído.

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..