João de Deus, bairro mais populoso de Petrolina, completa 30 anos de historia



Fundado em 1987, o bairro João de Deus, está completando hoje dia 17 de Julho, 30 anos de fundação. 
Considerado o bairro mais populoso de Petrolina, com cerca de 35 mil habitantes, o João de Deus tem setenta e duas ruas e oito avenidas, mas apenas quinze delas estão pavimentadas e a grande maioria em péssimo estado de conservação. 
A comunidade conta ainda com duas CMEIs, uma creche pró-infância, duas unidades do Nova Semente, duas escolas estaduais, duas escolas municipais e ainda sim, não consegue atender a demanda de crianças. Muitas delas estudam fora de seu domínio residencial. O João de Deus é servido com dois postos de saúde que também não dão conta em atender a população do bairro. 

Com muitos avanços, mas cercado ainda de alguns problemas, esse ano a celebração do aniversario do bairro terá novas datas. 
Devido o recesso das escolas, não foi possível realizar o tradicional desfile cívico pelas principais ruas e avenidas do bairro, mas a associação de moradores do bairro, não descarta a possibilidade de realizar o desfile em outra data. 
A festa de Aniversario também teve a data alterada, isso porque no próximo mês, a obra da Praça da Juventude do bairro será finalmente inaugurada, sendo assim, a associação de moradores, decidiu aproveitar e realizar a festa de aniversario do bairro, próxima a data previsto para inauguração da praça, que será dia 20 de agosto. (Em breve nosso blog, estará passando detalhes sobre a programação da festa) 
Conheça a história do surgimento do bairro João de Deus 
O Bairro João de Deus, surgiu da luta do povo, que em busca de moradia, antes invadiu parte do bairro Pedro Raimundo e parte do bairro José e Maria. Walter Lubarino e Geraldo Teixeira conseguiram organizar aquele povo, e logo uma comissão provisória de associação surgia na quela caminhada para reivindicar na frente da prefeitura. Liderada por Antonio, conhecido como “o Gordo”, com mais cinco moradores acompanharam uma multidão de cerca de 2.000 pessoas, e foram para frente da prefeitura. O prefeito da época era Augusto Coelho.
Todos pediam que o prefeito resolvesse, o mais rápido possível, o problema da falta de moradia deles. Conseguiram um terreno muito grande da CODEVASF, que o liberou para a prefeitura.
Para começarem a construir as casas tiveram uma ideia que funcionava
da seguinte forma: Criaram um indústria cooperativa de produção de blocos. Arranjaram com alguns comerciantes, próximos, carrinhos de mão, cimento, areia, pás, colheres, enxadas e outros utensílios para o surgimento da indústria coletiva para a produção de blocos no bairro, com objetivo deles construírem suas casas, sem ter que usar papelão.
O processo era o seguinte: cada um que quisesse construir a sua casa de blocos, produziria juntamente com sua família e amigos 1.000 blocos, 700 ficariam com a Associação para a compra de materiais e 300 seriam retidos pelo morador que os produziu para aplicar na construção de sua casa. Logo, as casas de blocos iam sendo erguidas. E assim,o Bairro João de Deus foi sendo construído e hoje é o maiores bairros de Petrolina.

PARABÉNS BAIRRO JOÃO DE DEUS 30 ANOS DE HISTORIA. 

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..