Carta aberta ao prefeito Miguel Coelho: Os ciclistas petrolinenses precisam de mais segurança nas ruas



Caro sr. Prefeito,

Meu nome é Jhennefer Samara. Sou aluna do ensino médio da Escola Dom Antônio Campelo e escrevo-lhe esta carta para falar sobre as ciclovias que não temos em Petrolina.
Gostaria de pedir que o senhor construísse mais ciclovias na cidade para que nós cidadãos possamos andar tranquilamente com nossas bicicletas. Nem todos temos condições para ter carros ou motos e muitos de nós usamos esse veículo como um aliado para ir ao trabalho e à escola.
 É muito perigoso sair pedalando em meio às vias de quase toda a cidade (ruas, avenidas, BR’s), pois ocorrem muitos acidentes devido aos acostamentos estreitos e ao desrespeito dos motoristas. Eu mesma já presenciei um acidente próximo a minha residência no bairro João de Deus: um carro, vindo no sentido contrário, bateu em dois ciclistas que retornavam de seus trabalhos na roça. Eu não sei se eles morreram, mas na hora ficaram muito feridos.
Além da segurança, precisamos nos lembrar de que o uso da bicicleta é muito bom para o meio ambiente e também para nossa saúde. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Lund, na Suécia, a fumaça tóxica emitida, principalmente, pelos veículos está entre uma das principais causas de câncer de pulmão tanto quanto o cigarro. Várias cidades brasileiras encaixam-se nessa estatística, pois quanto mais as cidades crescem mais gente utilizará carros e motocicletas e, consequentemente, mais pessoas terão risco de adquirir câncer de pulmão. 
Também gostaria de chamar-lhe a atenção sobre a segurança. Ciclistas e pedestres estão sendo assaltados nas ruas a todo momento.  São cidadãos trabalhadores que têm seus pertences roubados, bens que foram conquistados com muito suor. Alguns até acabam perdendo suas vidas porque há casos em que os assaltantes quando vão roubar suas vítimas e elas não têm nada, acabam matando, por pura crueldade. Por isso, também solicito mais iluminação e policiamento nos bairros. Assim, ficaremos mais seguros ao sair de casa.
Gostaria que o senhor lesse essa carta e, lembrando-se de suas promessas de campanha, fizesse a sua parte ajudando a construir uma Petrolina melhor.
Atenciosamente,
Jhennefer Samara Santos de Holanda

* Jhennefer é aluna do segundo ano vespertino da Escola Dom Antônio Campelo e moradora do bairro João de Deus.
   

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..