Espalhados pela cidade, animais de rua representam problema de saúde pública em Petrolina



Andando pelas ruas, avenidas, estradas e demais vias de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma cena se mostra comum, independente do bairro: animais de pequeno porte, em especial cães e gatos, circulam livremente.
Sem donos, eles vagam dia e noite pela cidade à procura de água, comida ou, simplesmente, de alguém que lhes dê um pouco de atenção. Esse cenário, além de doloroso para os bichinhos, representa um grave problema de saúde pública para o município.
De acordo com a prefeitura, não há uma estimativa do número de cães e gatos de rua que a cidade abriga. O veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, Alan Macêdo, afirma que os riscos são grandes para a população. “Os riscos envolvem as zoonoses, acidentes, tanto envolvendo veículos e motocicletas, quanto os acidentes causados diretamente pelos animais, mordeduras e demais agravos”, disse.
Por outro lado, o veterinário reforça que os riscos também existem para os animais. “O crescimento populacional desordenado e a ausência de bem-estar, haja vista as condições as quais são submetidos, como fome, sede, maus tratos, enfim, são relacionados propriamente aos animais”, acrescentou.
O G1 esteve em cinco bairros de Petrolina, nas Zonas Norte, Leste e no Centro da cidade. Em todos eles, foi possível observar a presença de animais de rua. Uma moradora do bairro José e Maria, na Zona Leste, que não quis se identificar, vive no local há mais de 30 anos e, de lá para cá, viu crescer o número de animais. “Quando eu vim morar aqui no bairro, não achava muitos animais. Hoje, tem muito cachorro na rua e muitos gatos pelas casas, andando pelos muros”, reclamou.

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

1 De sua opinião, participe!:

De sua opinião, participe!
17 de agosto de 2017 09:51 delete

Cadê a ordem pública que só serve
Pra tirar camelôs.
E pessoas que não tem onde morar e precisa de terrenos.

Petrolina tem secretárias que não servem pra nada só pra enriquecer os favorecidos do governo.

Políticos ladrões.
A saúde uma merda. O povo morrendo

Reply
avatar

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..