Após erro em laudo de estádio, Maria Elena garante não temer perda de cargo: “Tenho para onde voltar”


Uma sucessão de fatos levou à reprovação do Estádio Paulo Coelho pela Federação Pernambucana de Futebol, o que deixou os times de Petrolina fora da série A2 do Campeonato Pernambucano. Porém, o principal deles deixou as torcidas estarrecidas. Em entrevista ao programa Nossa Voz desta quinta-feira (31), a secretária de cultura, turismo e esporte, Maria Elena Alencar, confessou que na documentação enviada a FPF na busca do credenciamento foram anexadas fotos antigas do equipamento, com lixo espalhado e sem os reparos que já foram feitos nessa gestão. Ainda segundo Elena, o engenheiro da Prefeitura de Petrolina deu um laudo desfavorável a utilização do estádio para os jogos do Pernambucano e assim, sem local para exercer seu mando de campo, o 1º de Maio e o Petrolina Futebol Clube não participarão da competição no próximo ano. 
“Eu fiz um ofício para o presidente da federação para que elastecesse esse prazo. Ontem tive uma conversa muito severa com o senhor Evandro (presidente da federação) quando ele me esclarecia e me arrependi de não ter procurado há um mês. Ele me disse que tiveram estádios em piores condições e que foram aprovados. O problema todinho foram mesmo os laudos que foram. Eu não acompanhei. O próprio engenheiro nosso, que é seletivo, vou conversar com ele inclusive, deu um laudo desfavorável. Esse engenheiro entrou agora através de um processo seletivo, eu acho que faltou um acompanhamento. Vou fazer a mea-culpa primeiro por não ter conversado com dr. Evandro como ele conversou com os presidentes dos dois clubes, principalmente com o 1º de Maio”, lamentou.
Convidada a explicar melhor o problema com os laudos enviados para a federação, a secretária não escondeu o jogo. “Mandaram fotos do tempo em que o estádio estava sujo. Foi feita uma limpeza rigorosa. Os banheiros estão sujos, as paredes precisam ser pintadas mas as descargas não estão quebradas. Não estão prontos para receber com o requinte que as nossas equipes merecem, mas impróprios não estão. Quando eu conversei com Evandro ele me relatava que houve uma negligência minha em não ter acompanhado. Os presidentes dos Petrolina, do 1º de Maio que estão devidamente ambientados deveriam ter me procurado. Foi uma falta de experiência minha em tomar pé da situação”. Maria ainda ressalta uma falta de “jogo de cintura” do engenheiro responsável. “Ele não mandou o laudo errado, ele não teve o cuidado para pedir uma certa complacência”. 
Questionada sobre a inercia do diretor de esportes da pasta, a secretária o isenta de responsabilidades na falha exposta. “Rodrigo Galvão é o meu diretor de esporte, é uma pessoa entendidíssma na área de esporte. O engenheiro é o Kempler, inclusive tem experiência em prefeitura na gestão anterior no processo seletivo e está novamente na prefeitura. Não é que laudo estava errado, o que faltou o acompanhamento para não colocar as fotos daquela foto. O que faltou foi o acompanhamento junto ao rapaz para que não enviasse aquelas fotos de 1900 e antigamente, totalmente desfavorável à gente”. 
Sobre a declaração feita pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, de que o laudo encaminhado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes seria o mesmo enviado em 2015, Maria Elena não ter conhecimento do fato. “A documentação foi mandada em cima da hora e no outro dia ele deu a resposta. Mandei tirar o laudo e agora estou sabendo que esse laudo era de 2015 porque não vinha a data, se houve má-fé foi de quem apresentou para Rodrigo Galvão. Houve falha, não houve ineficiência, se tem uma coisa que eu não sou é incompetente e jamais assumiria nada que não desse conta”. 
A secretária também respondeu ao questionamento de um ouvinte do Nossa Voz se não temeria ser destituída do cargo após essa falha relatada. “Não me sinto nem um pouco atingida e nem é motivo para eu sair, mas se quiser tirar também não tem problema, eu tenho para onde ir”. 
Grande Rio FM por Karine Paixão

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..