“Petrolina é uma cidade racista”, lamenta representante da rede de Mulheres Negras


A Câmara de Vereadores de Petrolina, promoveu nesta terça-feira (21) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa contou com diversos representantes da cultura negra que apresentaram demandas a gestão municipal.
A iniciativa foi uma solicitação da vereadora Cristina Costa (PT) que convidou para a homenagem, representantes de Religiões afro-brasileiras: Ana Paula Obassy, Pai Adilson de Oxsse, Pai Júnior de Ayrá, Homorixá Lucas de Logum Edé e Alda de Oxum. O movimento negro também contou com representantes, através da participação de Viviane Costa, que faz parte do Movimento das Mulheres Negras.
O grupo apresentou demandas ligadas a saúde, cidadania e principalmente políticas públicas voltadas para a disseminação da cultura e consequentemente o combate ao preconceito. “Em Petrolina nós temos negros sim e também temos necessidade negra e precisamos voltar o olhar para a nossa base social que é negra.  Já pedimos a prefeitura uma campanha específica para a saúde da população negra no combate a anemia falciforme e não tivemos nenhum resultado quanto a isso. Colocamos também a necessidade de criar um concelho da igualdade racial e também não tivemos nenhuma resposta”, afirmou Viviane Costa.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em alusão a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Cerca de mil cidades em todo o país aderiram ao feriado, entretanto Petrolina não está inclusa.
“Dia 20 de novembro é um feriado nacional, aqui em Petrolina também deve ser. Porque Petrolina, infelizmente, é uma cidade de racistas que não tem discussões raciais. Então a gente quer esse ano, mais uma vez, colocar aqui nessa casa a necessidade de discutir o Novembro Negro como feriado, como existe em várias outras cidades. E aí vemos, mais uma vez como as demandas da população negra são deixadas de lado”, alertou Viviane.
Fonte do texto e da Foto: Blog do Waldiney Passos link do Blog http://www.waldineypassos.com.br/ 

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..