Plataforma que identifica crianças fora da escola começa a ser implantada em Petrolina


Uma plataforma que identifica crianças fora da escola começa a ser implantada em Petrolina. A ferramenta ‘Busca Ativa Escolar’ tem como o objetivo de unir diferentes segmentos do governo e da sociedade, de forma intersetorial, para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e reencaminhá-los à sala da aula. Para discutir o assunto, ontem (22) foi realizada uma reunião com os representantes das Secretarias de Educação, através da equipe de Frequência Escolar; de Cultura e Esporte; de Planejamento; Desenvolvimento Social; além da Guarda Civil Municipal (GCM).
De acordo com Nara Itla Amando, coordenadora operacional, o primeiro encontro dos agentes públicos definiu os membros do comitê gestor da plataforma. “A Busca Ativa precisa envolver diversos atores sociais do município numa verdadeira articulação para que tenhamos êxito, e isso nós estamos começando a realizar“, pontua.
Para a secretária de Educação do Município, Maéve Melo, com a efetivação das ações a gestão terá dados de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora e em processo de exclusão. “Por meio da Busca Ativa escolar teremos dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar“, frisa.
Busca Ativa
A ferramenta é um sistema que permite ao gestor acessar os dados das crianças já localizadas, acompanhar o seu desenvolvimento na escola e promover a integração de diferentes setores da administração municipal que atuam nesse trabalho, como a Cultura, a Saúde e a Assistência Social. É um espaço pelo qual as informações são disponibilizadas de forma fácil, acessível e organizada. A Busca Ativa Escolar é oferecida gratuitamente às prefeituras, através da Unicef e em parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), a Congema (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e o Instituto Tim. (foto: Ascom PMP/divulgação) 

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..