Secretaria de Educação divulga regras para eleição de gestores e vices nas escolas municipais de Petrolina


Através de um processo democrático, todas as escolas municipais de Petrolina vão passar por eleição para escolha de gestores e vice-gestores escolares. O processo de escolha compreende etapas distintas, após a inscrição: a participação de exame de certificação de desempenho; consulta à comunidade escolar e participação em formação no seminário sobre gestão escolar. Após todas essas etapas, os aptos serão nomeados pelo prefeito Miguel Coelho.
Para participar do pleito o candidato deve possuir, no mínimo, quatro anos de efetivo exercício no magistério na Rede municipal de Petrolina; dispor de carga horária compatível; graduação em licenciatura e a documentação descrita no edital (disponível no site da prefeitura).  A primeira etapa, a ser desenvolvida pela Facape, vai acontecer no dia 03 de dezembro com questões de língua portuguesa, fundamentos de gestão escolar e conhecimento em legislação da educação básica. Serão considerados aprovados quem obtiver 60% de aproveitamento.
A segunda etapa, organizada pela Secretaria de Educação (SEDU), será composta pelos aprovados na anterior e será eletiva. No dia 19 de dezembro toda comunidade escolar (alunos com mais de 12 anos, responsável legal do aluno, professores e servidores das unidades) terá direito ao voto direto, obedecendo ao critério de proporcionalidade simples, 33,33%. “É importante que toda a comunidade escolar participe desse processo, pois ela tem o papel fundamental para o exercício da gestão democrática e participativa”, destacou a secretária de Educação, Maéve Melo. A campanha vai ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.
Seminário
Após o processo eletivo acontecerá, entre os dias 08 e 12 de janeiro de 2018, sob responsabilidade da Facape, o Seminário de Gestão Escolar, última etapa. Os participantes terão que obter 90% de frequência para o direito à nomeação para o cargo que tem mandato de dois anos. A posse está prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2018.

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..