UBS no bairro João de Deus, promove um dia de ações e serviços voltados para a saúde do homem



A equipe da Unidade Básica Álvaro Rocha, localizada no bairro João de Deus em Petrolina, promoveu na tarde de ontem (28), um dia de atendimento destinado a ‘Saúde do Homem’. Foram realizada varias atividades voltadas para o ‘Novembro Azul’, Saúde bucal e outros serviços.


Dr. Flávio, um dos médicos que fazem atendimentos na unidade, deu uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata, usando linguagem simples, o médico destacou a importância dos exames de prevenção e passou diversas orientações ao público masculino. “No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA e toque. O toque ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse exame que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor”, explicou.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e neste ano devem ser registrados mais de 61 mil novos casos da doença no país, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Por isso a prevenção é muito importante.


Em seguida a dentista da unidade Vanessa falou sobre o câncer bucal, um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco.


Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia à radioterapia ou quimioterapia. Uma das razões que o prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares.


Após as palestras ouve um sorteios de brindes. 

Compartilhe em seu

Postagens relacionadas

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..