Grupamento da Guarda Municipal de Petrolina já contabiliza números importantes - Blog Petrolina em Destaque

27 de jan de 2018

Grupamento da Guarda Municipal de Petrolina já contabiliza números importantes



Ainda em fase experimental, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), mais novo grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, já contabiliza números importantes. A ideia da formação do grupo é de que agentes com treinamento diferenciado possam atuar no policiamento municipal de forma especializada e integrada ao Sistema de Segurança Pública Municipal. Em apenas quatro meses, a ROMU já participou de 596 operações relacionadas à segurança pública.

Desse total, foram registradas, entre a segunda quinzena de setembro de 2017 e quarta semana de janeiro deste ano, 391 abordagens e 115 boletins de ocorrência com 68 pessoas detidas. Entre os materiais apreendidos estão 29 trouxas de maconha, 123 pedras de crack, 24 gramas de cocaína, 9 facas, 3 bicicletas, 1 aparelho de som e 1 estilete. Foram 90 incursões em apoio à Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e a participação em ações de segurança institucional, a exemplo da escolta de autoridade, além do apoio à diversas secretarias, órgãos e entidades do município.


Destaque também para a atuação da ROMU em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas operações ‘Finados’, em novembro do ano passado, e ‘Rodovida’, que segue até depois do Carnaval para garantir a segurança de condutores que trafegam pelas rodovias federais que cortam a cidade. Outro relevante trabalho em conjunto foi o combate ao furto de água no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

ROMU

A ROMU iniciou seu trabalho no dia 14 de setembro de 2017, com uma proposta de realizar um trabalho de ronda ostensiva e preventiva em Petrolina. Contando com um efetivo de 20 guardas civis municipais especialmente selecionados para a atividade, atua no policiamento municipal em situações diferentes do patrulhamento preventivo, a exemplo de conflitos familiares e repressão ao tráfico de drogas. A ROMU dispõe de sete viaturas, sendo uma picape e seis motocicletas. (fotos/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..