HDM/Imip realiza mais uma drenagem de líquido amniótico em gestante de alto risco - Blog Petrolina em Destaque

24 de jan de 2018

HDM/Imip realiza mais uma drenagem de líquido amniótico em gestante de alto risco



A equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, em Petrolina, realizou o quinto procedimento de amniodrenagem (drenagem de líquido amniótico) em uma paciente de alto risco, que apresentou a síndrome de transfusão feto-fetal gemelar no sexto mês de gestação. O procedimento foi realizado na última semana, mas só foi divulgado hoje (24) pela unidade.

A drenagem de líquido amniótico acontece quando um dos bebês passa mais sangue para o outro, ficando uma bolsa com excesso de líquido amniótico e a outra com uma quantidade pequena. A falta de um tratamento adequado, nesses casos, pode resultar em parto prematuro devido ao rompimento da bolsa amniótica, além de prejuízos à mãe.

Dessa vez o casal Ednaldo dos Reis e Jízia dos Santos veio de longe em busca de assistência. “Nós somos de Euclides da Cunha e minha esposa estava internada em Uauá-BA. Conseguimos a regulação e fomos informados de que o Dom Malan é referência em gestação de alto risco. Ficamos até surpresos de encontramos esse tratamento no Interior, pois tem uma prima da minha esposa, com problema semelhante, que foi para Salvador e até agora não conseguiu o atendimento adequado”, relata o pai das gêmeas primogênitas do casal.

Segundo o médico especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques, a realização da amniodrenagem é muito importante para Jízia. “Com o procedimento nós conseguimos drenar o excesso de líquido amniótico, dando condições à mãe de prosseguir com a gestação até um período mais seguro para os bebês. Dessa forma, eles ganham peso e nós melhoramos a condição de nascimento, diminuindo assim as chances de sequelas relacionadas à prematuridade e aumentando a perspectiva de sobrevida”, esclareceu.

Pais

Animados com o sucesso do procedimento e todo o atendimento recebido, pai e mãe irão esperar pelo nascimento no próprio hospital. “Jízia será acompanhada no Alto Risco e terá toda a nossa atenção”, afirmou Marcelo. “Estou bem confiante de que estou no lugar certo e com os melhores profissionais”, disse a mãe, logo após o procedimento, que é feito no setor de ultrassonografia do HDM. (foto/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações