Não há casos suspeitos de febre amarela em Petrolina, garante Secretaria de Saúde - Blog Petrolina em Destaque

18 de jan de 2018

Não há casos suspeitos de febre amarela em Petrolina, garante Secretaria de Saúde



Em entrevista ao Programa Super manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina (PE), nesta quinta-feira (18) a coordenadora do Programa Imunização do Município, Alessandra Santos, garantiu que Petrolina é área livre da febre amarela.
Com a suspeita de dois casos da doença em turistas que vieram ao estado de Pernambuco, houve uma corrida aos postos de saúde de Petrolina e a vacina que protege contra a febre amarela esgotou esta semana. Já foi feito o pedido de um novo lote.
Mas segundo Alessandra, não há necessidade das pessoas se deslocarem até os postos de saúde para tomar a vacina. A vacinação está sendo feita pela Secretaria de Saúde de Petrolina, apenas para pessoas que irão viajar para áreas ou cidades onde existe recomendação de vacinação contra a doença. Mesmo assim é preciso comprovar a viagem com 10 dias de antecedência.
Alessandra frisou também que a cidade de Juazeiro (BA), vizinha a Petrolina, também é área livre da doença. Para saber quais são as cidades onde existe a recomendação para que as pessoas sejam vacinadas, deve-se procurar um posto de saúde ou acessar o site do Ministério da Saúde. Clique aqui para acessar.
Quem já tomou a vacina e pode comprovar, não precisa tomar uma dose reforço. A vacina é disponibilizada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos de idade, que irão viajar. A vacina tem contraindicações. É preciso se informar antes de receber a dose.
A coordenadora explicou também que a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. Somente o mosquito pode transmitir a doença.
Sintomas
Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrio, náuseas, vômito, dor no corpo, em alguns casos, sangramentos.
Quem tiver dúvidas pode ligar para a ouvidoria da Secretaria de Saúde de Pernambuco através do número 162 ou através do 136 do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações