Prefeitura de Petrolina reforça ações de promoção à saúde mental - Blog Petrolina em Destaque

10 de jan de 2018

Prefeitura de Petrolina reforça ações de promoção à saúde mental


Sob o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), programou uma mobilização sobre saúde mental em adesão à campanha nacional “Janeiro branco” – mês dedicado à sensibilização junto à sociedade sobre os problemas decorrentes de casos de depressão, ansiedade e suicídio.
Petrolina possui três CAPSs: Um voltado para pacientes com transtornos mentais (CAPS II); outro para usuários de álcool e drogas (CAPS AD) e o infanto-juvenil (CAPSi), que trata de crianças e adolescentes com transtornos mentais e problemas com álcool e drogas.
“É importante salientar que o nosso trabalho é realizado diariamente, na busca da melhora dos pacientes, através de trabalhos terapêuticos, voltados para a valorização do indivíduo”, destaca Walquíria Brito, coordenadora do CAPS AD.
A coordenadora do CAPS II, Franciara Souza, complementa: “Queremos destacar a importância de cuidar da saúde mental tão importante quanto cuidar da saúde física, pois, se há um problema na mente, nada está bom em lugar nenhum”, ressalta.
Para a coordenadora do CAPSi, Maria do Carmo Roriz, o momento é de intensificar a busca por uma saúde mental de qualidade. “Não somente os pacientes dos CAPSs, mas toda a sociedade deve estar de olho em problemas como ansiedade e depressão, que podem desencadear transtornos mais severos”, diz.
AçõesA partir do dia 11 de Janeiro (quinta-feira) haverá dinâmicas de grupo, palestras e rodas de conversa alusivas à Campanha Janeiro Branco. Os pacientes também terão momentos de automassagem e reflexões para os cuidados com a mente, além de oficinas de argila; poesia e talentos; higiene do sono e beleza.
Atualmente, todos os CAPSs possuem uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes, composta por psicólogo, psiquiatra e assistente social.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..