Compesa atribui falta de água à redução na vazão do Rio São Francisco: ‘Fomos pegos de surpresa’ - Blog Petrolina em Destaque

2 de mar de 2018

Compesa atribui falta de água à redução na vazão do Rio São Francisco: ‘Fomos pegos de surpresa’



Os bairros João de Deus, Cosme Damião, Ipsep, São Gonçalo e Rio Corrente estão sem água há dois dias. Não cai uma única gota das torneiras e a população cobra da Compesa, responsável pelo abastecimento em Petrolina, uma solução urgente. A regularização ainda não aconteceu, mas, por meio de nota, a Compesa informou que a interrupção foi provocada pela “redução repentina no nível do Rio São Francisco”.
Desde a semana passada a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução da vazão de Sobradinho de pouco mais de 650 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) para 550 m³/s. Entretanto, a Compesa diz que não foi informada sobre a redução, por isso não foi possível informar a população com antecedência. “Nós não fomos avisados sobre essa alteração no nível da água. Qualquer variação desse tipo, eles comunicam pelo menos uma semana antes. Eles comunicaram a possibilidade, mas só viemos saber dois dias depois da redução. Fomos pegos de surpresa”, justificou o gerente regional da Compesa, João Raphael.
De acordo com ele, as estações de tratamento, como a ETA Vitória, estão afetadas pela baixo nível de água. “Ela fica numa curva do rio e não estamos conseguimos captar. Esse nível causa prejuízo para a gente. E não conseguimos atender todos os bairros. A gente não consegue resolver de imediato”, explicou.
Ele ainda informou ter entrado em contato com a Chesf para verificar se está havendo mudança na vazão liberada por Sobradinho que justifique essa redução repentina no nível do Rio São Francisco. “A gente não vê a necessidade de baixar tanto a vazão. A gente espera que suba para 600 metros cúbicos. Qualquer variação dessa influencia bastante na captação da água do rio”, explicou.
Enquanto isso, os bairros estão desabastecidos. Não existe um plano emergencial para a minimizar o impacto. “A Compesa não vai bastecer com carro pipas”, comunicou o gerente em entrevista ao Nossa Voz. A companhia está realizando a abertura do canal de aproximação da captação e que o serviço deve ser restabelecido ainda nesta sexta-feira, dia 02.
Informações grande rio FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações

Seguidores