Compesa vai aumentar o valor da conta de água e esgoto em Pernambuco - Blog Petrolina em Destaque

12 de abr de 2018

Compesa vai aumentar o valor da conta de água e esgoto em Pernambuco




A conta de água dos pernambucanos ficará 2,78% mais cara a partir do próximo dia 12 de maio. Isso por que a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou nesta quinta-feira (12) o reajuste provisório das tarifas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, “os eventos da etapa final da Revisão

Tarifária Ordinária de 2018″  ficarão até então suspensos, mas serão retomados ainda este ano, gerando uma novo reajuste das tarifas.

Com o reajuste, o consumidor que pagava R$ 100 passará a pagar R$ 102,78, por exemplo. O reajuste, conforme a Arpe,  acompanha a variação do IPCA acumulada no período de 1º de fevereiro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, no valor de 3,18%, e a variação do IGP-M acumulada no mesmo período, no valor negativo de -0,0382%.

“O reajuste provisório é uma situação excepcional mesmo. Para que a empresa não tenha prejuízo, estamos autorizando o valor que compensa a inflação e iremos compensar isso quando os estudos técnicos forem apresentados ainda este ano. Quando o valor for definido, o reajuste anunciado agora será abatido”, explica a coordenadora de tarifas da Arpe, Angela Freitas.

 Outros reajustes
No ano passado, a Compesa havia reajustado  em 7,88% a conta de água, no dia 20 de março; mesma data do reajuste anunciado em 2016, que foi de 10,69%.

Este ano a apresentação dos estudos técnicos para revisão tarifária, que deveria ser realizada no último dia 26 de março, foi adiada por conta da “dificuldade da Compesa em apresentar alguns itens de custo como os investimentos feitos pela companhia”. (JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..