Petrolina está entre 22 municípios integrantes do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos no estado - Blog Petrolina em Destaque

12 de abr de 2018

Petrolina está entre 22 municípios integrantes do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos no estado



Petrolina e mais 21 cidades do Sertão pernambucano participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente. No evento, as cidades receberam o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos (PIRS), elaboradas pelas entidades estadual e federal.
O documento é um passo para concretizar políticas públicas rumo ao desenvolvimento sustentável na cidade, já que o PIRS é um mecanismo para apoiar as prefeituras na destinação final dos seus resíduos sólidos. Petrolina foi representada no encontro, realizado em Salgueiro, pela secretária-executiva de Urbanismo, Taísa Gueiros, o secretário-executivo de Infraestrutura, Anderson Freire e o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Fred Machado.
“A partir deste plano vamos estar cada vez mais perto do que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida pela Lei Federal nº 12.305/2010. Dessa forma vamos poder brigar por recursos do Governo Federal para investimentos nas áreas de limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, de forma a organizar uma cadeia produtiva e gerar emprego e renda através da inclusão social”, explica Fred Machado.
PIRS
Por lei, até o ano de 2021 os municípios devem executar o PIRS. Entre as ações estão transformar os lixões em aterros sanitários, destinação de lixo hospitalar, soluções para material orgânico e reciclável e a implantação de programas de coletas seletivas.
Em Pernambuco, o PIRS foi divido em grupamentos, Petrolina está no de número 7 juntamente com as cidades sertanejas de Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Dormentes, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Orocó, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serrita, Tacaratu, Terra Nova e Verdejante, Petrolândia e Salgueiro. Na região, somente Petrolina, Petrolândia e Salgueiro possuem aterro sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações