Prefeitura de Petrolina intensifica ações contra sarampo - Blog Petrolina em Destaque

11 de abr de 2018

Prefeitura de Petrolina intensifica ações contra sarampo



Por recomendação da Secretaria de Saúde de Pernambuco a todos os municípios do Estado, a Prefeitura de Petrolina está intensificando ações de controle e vigilância contra o sarampo.

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo disponibilizados em todos os postos os lotes de vacina contra a doença. A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba.

A tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para crianças acima de dois anos, além de jovens e adultos até os 29 anos não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice.

Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a tríplice viral, independente da idade. O órgão municipal reforça aos cidadãos a importância de procurar um posto de saúde, munidos da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose.

“De acordo com a nota da SES, o fluxo de pessoas circulando entre os Estados pode facilitar a introdução de vírus em territórios que ele não esteja presente. Por isso, é importante que os petrolinenses verifiquem sua situação vacinal e atualizem sua caderneta”, salienta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Casos

Após dois anos de erradicação da doença no Brasil, o estado de Roraima está com 234 casos notificados de sarampo. Destes, 59 foram confirmados, 166 permanecem em investigação e nove foram descartados para a doença. De acordo com autoridades sanitárias, o vírus entrou através dos venezuelanos que se refugiaram no Brasil.

O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde. As informações são da assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..