Denúncia: vereador diz que políticos 'furam fila' na saúde pública de Petrolina: 'usurpadores do SUS' - Blog Petrolina em Destaque

10 de mai de 2018

Denúncia: vereador diz que políticos 'furam fila' na saúde pública de Petrolina: 'usurpadores do SUS'


Os problemas no atendimento e as mortes ocorridas no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina ainda rende polêmica na Câmara de Vereadores do município. Na sessão desta quinta-feira, dia 10, a criação de uma CPI pra investigar negligência na unidade, através de uma comissão foi aprovada na Casa Plínio Amorim. Autor da ação, o vereador Ronaldo Souza (PTB) afirmou já ter enviado um ofício à delegacia regional pedindo detalhamento dos inquéritos instaurados que sejam relacionados às mortes e outros casos semelhantes no Hospital.
“Estamos tendo a iniciativa de apurar os fatos e não a instituição. Não temos o poder de investigar a instituição. Ontem eu enviei um ofício como vereador para o Delegado regional solicitando as informações sobre os inquéritos instaurados sobre a morte de crianças e mães no Hospital Dom Malan”, explicou Ronaldo SOuza. Segundo ele, a comissão vai reunir todos os fatos para se chegar a alguma conclusão e responsabilizar os culpados.
Além disso, durante discurso no plenário, o parlamentar fez grandes acusações e afirmou que existem políticos que “furam a fila” no Sistema Único de Saúde – o SUS, prejudicando o atendimento público no município. Com a CPI, ele pretende que sejam investigados os mandantes que estariam subornando funcionários dos hospitais públicos pra passar seus indicados nas filas dessas unidades de saúde. Questionado pelo Nossa Voz sobre os nomes desses políticos e se estes seriam vereadores da Casa Plínio Amorim, ele esquivou e disse que ainda não sabe nomes, mas que o Ministério Público deve investigar esse caso.
“Eu não disse o nome 'vereadores'. Eu disse que tem pessoas que são usurpadores do SUS. Vamos pedir ao Ministério Público para investigar as facilidades dentro do Malan e outras instituições de saúde públicas de Petrolina […]. Quem é o servidor que tá colocando gente na frente e recebendo ligação de madrugada para colocar nome na lista?”, questionou.
Comissão
Responsável pelas investigações quantos às problemáticas mencionadas na saúde pública municipal, a comissão, segundo Ronaldo Souza em discurso, estaria completa. A afirmação veio logo após o vereador Zenildo do Cocar mostrar interesse em fazer parte do grupo e solicitar a vaga. Em entrevista à reportagem do Nossa Voz, Cancão negou que a comissão esteja formada e disse que as vagas são para que parlamentares de quaisquer partidos possam ingressar, desde que esteja de acordo com o regimento interno.
Cinco vereadores, além de Ronaldo Souza, estão com nomes confirmados para compor a comissão: Paulo Valgueiro, Gabriel Menezes, Rodrigo Araújo, Cícero Freire e Ronaldo Silva. Restam duas vagas de acordo com o regimento. Entretanto, o petebista diz que o ingresso não é tão simples. “Não é só pedi uma vaga. Primeiro tem que ler o regimento interno […] aqui eu faço pela Lei e vamos obedecer as normas pertinentes da Casa. Se o PSB ainda tiver vaga para indicar pode ser ele ou a vereadora Maria Elena”, explicou. Nossa Voz/ Grande Rio FM/ Karine Paixão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações

Seguidores