1º Festival de Literatura do Sertão mobilizará Petrolina a partir de amanhã - Blog Petrolina em Destaque

29 de ago de 2018

1º Festival de Literatura do Sertão mobilizará Petrolina a partir de amanhã



Esperado com ansiedade pelos aficionados por artes, livros e cultura,  o 1° Festival de Literatura do Sertão (FliSertão) mobilizará Petrolina a partir desta quarta-feira (29). Promovido pela prefeitura, o evento pretende incentivar a leitura e contará com lançamento e venda de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque, além de contação de histórias.

O polo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, que está com sua estrutura em fase de finalização, ficará aberto ao público com a feira de livros a partir das 9h. Lá, será o espaço para que os professores da Rede municipal possam adquirir livros utilizando o bônus de R$ 300 dado pela prefeitura.

A solenidade oficial acontecerá às 18h, com a entrega da Medalha Antônio Padilha (o homenageado) aos vencedores do concurso cultural. Logo após, será a apresentado o show do poeta Jessier Quirino. Na quinta-feira (30) será inaugurado o polo do Parque Josepha Coelho, com atividades voltadas para crianças.

Segundo Willany Reis, coordenadora do FliSertão, desde o lançamento do festival, no dia 14/08, Petrolina teve diversas ações voltado ao estímulo à leitura. “Os petrolinenses já sentiam um ar diferente na cidade. A prefeitura vem com ações durante as últimas semanas que demonstram um pouco do que vai ter no festival. Foram promovidas ações culturais nas barquinhas, semáforo e escolas com distribuição de livros, poesias, peças teatrais, doces e momentos lúdicos”, contou.

Todas as ações do festival são gratuitas e a expectativa de público é de atingir 100 mil pessoas até o encerramento no dia 2 de setembro.

Programação

A programação terá início na manhã de quarta-feira, a partir das 9h, quando o Centro de Convenções já receberá alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h. Na oportunidade serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha.

A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus ‘causos’ com humor no recital ‘Juntando os Cacarecos’, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.

Segundo dia

O segundo dia do Festival contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo, filho da terra de destaque nacional. Na quinta (30) e sexta-feira (31), paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque, no qual serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes. Outra atração especial da quinta no palco principal, o educador e psicólogo Marcus Jullierme, com a palestra ‘O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo’, abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.

Na sexta, às 19h, o festival contará com a presença da especialista em educação sexual e comunicadora social do Programa Altas Horas, Laura Müller. Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com o renomado jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro ‘Tetralogia’. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador.

O domingo promete ser um grande dia para os vestibulandos. Para eles, o festival reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos alunos,  autografará o livro ‘Eu, um vencedor’, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros. Com informações da assessoria da PMP/Sedu. Blog do Carlos Britto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações