Celpe alerta contra riscos de acidentes e interrupções de energia provocadas por pipas - Blog Petrolina em Destaque

2 de ago de 2018

Celpe alerta contra riscos de acidentes e interrupções de energia provocadas por pipas



O mês de agosto chega trazendo os ventos de maior intensidade e abre temporada para uma diversão também característica da época. As pipas, muito comuns nesse mês, podem se tornar perigosas, especialmente se forem empinadas próximo à rede elétrica. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) reforça o alerta contra os riscos de empinar papagaio perto da fiação.  Além de colocar a vida de pessoas em perigo, a brincadeira prejudica o fornecimento de energia. Entre os meses de janeiro a julho deste ano, a concessionária contabilizou 309 desligamentos provocados por pipas, no Estado. Em todo o ano passado, foram registradas 903 interrupções.

A ocorrência de maior abrangência, registrada em 2018, aconteceu no último dia 09 de julho, no Grande Recife. Uma pipa atingiu um alimentador da Subestação de Paratibe, provocando a suspensão no fornecimentos de energia para cerca de 9.800 clientes. No dia 22 de janeiro, outra ocorrência também provocada por uma pipa, deixou sem energia aproximadamente 5.400 clientes do bairro de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes – dentre os quais 270 pontos comerciais e três indústrias.

O risco de empinar pipas próximo de rede elétricas é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica. As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos. O uso de adereços metálicos também é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.

A Celpe adverte que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Celpe estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A empresa também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

ü   Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

ü  Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

ü  Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

ü  Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

ü  Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações