Primeiro dia do FliSertão supera expectativa e é sucesso de público - Blog Petrolina em Destaque

30 de ago de 2018

Primeiro dia do FliSertão supera expectativa e é sucesso de público


O primeiro dia do Festival Literário do Sertão, o FliSertão, foi um sucesso de público. De acordo com os organizadores, mais de cinco mil pessoas prestigiaram as atividades desenvolvidas, principalmente, no polo do Centro de Convenções, além das atividades nas barcas do Rio São Francisco e nos semáforos da cidade.
Apresentações culturais,  exposições fotográficas, teatrais, lançamento de livros, exibição de curtas, oficinas e minicursos, contação de história, feira de livros e o show-sarau movimentaram a programação. A feira foi aberta ao público às 9h e, ao longo do dia, alunos, professores e os petrolinenses curtiram todas as atrações e novidades do festival.
Realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Educação, e a Andelivros, o Flisertão reuniu, mais de 50 estandes de editoras e livrarias, local onde os professores da Rede municipal puderam trocar seu bônus-livro. “Aqui é um verdadeiro mar de conhecimento.  Estamos tendo a oportunidade de construir novos saberes e o bônus concedido pela gestão municipal é um incentivo muito importante na formação continuada do professor”, apontou Maria do Rosário, professora.
Um dos momentos mais importantes da programação, foi a honraria prestada ao escrito Antônio Padilha (in memorian), autor do livro ‘Pedro e Lina’ que conta a história da criação da cidade de Petrolina. O artista é o grande homenageado do Festival. Das mãos da secretária de Educação Margareth Zaponi, o neto do escritor, Antonio Padilha Neto,  foi agraciado com uma placa condecorativa.
Encerrando a primeira noite de forma mais que especial, o poeta Jessier Quirino apresentou um show aliando literatura à música em uma apresentação que lotou o palco principal conquistando o público presente. “É uma grande honra participar de um evento como este, principalmente em nosso sertão. É uma grande festa da literatura”, ressaltou.
Nesta terça-feira (30), segundo dia do FliSertão, destaca-se na programação a palestra poética de Chico Pedrosa, às 15h, e o show do poeta Santanna, o cantador, às 19h, no polo do Centro de Convenções. Já no Parque Josepha Coelho acontecerão  atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes.
PROGRAMAÇÃO
A programação do FliSertão começou nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, quando o Centro de Convenções recebeu os alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha.
A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.
O segundo dia do Festival  contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo, filho da terra de destaque nacional.
Dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque no qual serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes.
Outra atração especial da quinta-feira no palco principal da feira (30), o educador e psicólogo Marcus Jullierme com a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo” onde abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.
Dia 31, às 19h, contará com a presença da especialista em educação sexual e comunicadora social do Programa Altas Horas, Laura Müller
Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com o renomado jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador
O domingo promete ser um grande dia para os vestibulandos. Para eles, o festival reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos alunos,  autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações