Abatedouros clandestinos ressurgem em Petrolina - Blog Petrolina em Destaque

5 de nov de 2018

Abatedouros clandestinos ressurgem em Petrolina

Imagem ilustrativa 

MATÉRIA DO BLOG A LINGUA! 

Os abatedouros clandestinos estão de volta em Petrolina e  provocando sérios problemas. Os bairros do Pedro Raimundo, Ouro Preto, João de Deus  e Jardim São Paulo, são os que mais concentram a atividade. Disseminando inúmeras doenças que consomem grande parte dos recursos públicos. Só isso já justifica medidas urgentes, drásticas e rigorosas contra tais abatedores .

Além de afetar diretamente a saúde dos consumidores, os abatedouros clandestinos também causam prejuízos a diversos setores. Eles agridem o meio ambiente, uma vez que os dejetos são atirados nos rios e córregos próximos à região em que estão instalados ou simplesmente deixados para apodrecer ao ar livre, sem qualquer tipo de tratamento.

A população de menor poder aquisitivo, justamente a parcela mais atingida por zoonoses, estaria livre de doenças transmissíveis através de carne sem inspeção.

O Decreto 7.889, de 23 de novembro de 1989, estabelece as competências de cada órgão governamental no que diz respeito à fiscalização de abates de animais, segundo o tipo de comercialização a ser efetuada. Ele define que as Secretarias Municipais de Agricultura deverão ser as responsáveis pela fiscalização do abatedouro no caso da comercialização municipal; as Secretaria Estaduais dos Estados, Territórios e Distrito Federal, serão as responsáveis no caso de comercialização intermunicipal; e o Ministério da Agricultura será o responsável no caso da comercialização interestadual ou internacional.

Os abatedouros são caracterizados, segundo o destino dos produtos que serão comercializados, ou seja, deverão possuir inspeção federal aqueles que realizarem comércio de produtos interestadual ou internacional; os estabelecimentos que realizarem negócios intermunicipais deverão possuir inspeção estadual e, os estabelecimentos que realizarem comercio local, ou seja, dentro dos próprios municípios, deverão possuir inspeção municipal.

Com a palavra as autoridades.

Um comentário:

  1. Aqui na rua25 do Pedro Raimundo ,está um descanço com os moradores -não sei por que não acabam com esse abatedores clandestinos-o sangue do abate escorrendo no canal,e todo sábado jogam o resto do abate aqui na rua 28 um imundinça,cadê as autoridades.só prejudicando a saúde da população brasileira.

    ResponderExcluir

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações