Barco abandonado na Orla de Juazeiro volta a gerar polêmica e prefeitura emite novo pronunciamento - Blog Petrolina em Destaque

8 de jan de 2019

Barco abandonado na Orla de Juazeiro volta a gerar polêmica e prefeitura emite novo pronunciamento



A celeuma envolvendo uma embarcação abandonada na Orla de Juazeiro (BA) ganhou mais um capítulo, após a morte de um motociclista durante um acidente em que a vítima acabou caindo sobre a estrutura da barca, na madrugada de ontem (7). A tragédia ganhou repercussão nas redes sociais e muita gente questionou sobre a permanência do equipamento no local.

Em julho passado, este Blog questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) sobre esse caso, e foi informado que o proprietário já havia sido notificado para retirar a barca do local.

A reportagem esteve lá ontem e constatou que a situação é ainda pior. A ‘carcaça’ do barco, inclusive, serve de ‘parede’ para um outdoor de uma empresa particular. Além disso, a barca estaria impedindo a finalização da pista de cooper do Parque Fluvial. Por causa o acidente de ontem, parte da grade de proteção do trecho da Orla foi danificada. 

Pessoas que passavam pelo local disseram não acreditar na remoção da barca. “Eu acho que isso aí vai ficar para sempre. Já tem muito tempo e ninguém nunca fez nada“, disse a universitária Flávia Araújo, que pratica atividades físicas na Orla de Juazeiro.

Quem também não acredita na retirada do equipamento é Vinícius Carvalho. Além disso, ele disse que o local está a cada dia mais fétido e teme que a embarcação cause um acidente. “Isso aqui está um horror. Fezes, urina, animais mortos e lixo. Quem passa por aqui sente esse mau cheiro e não fica perto. Fui verificar lá em baixo, e essa barca está suspensa por pedaços de madeira, isso é um perigo, pode cair sobre alguém“.

Há quase seis meses foi repassado pela Semaurb que a administração municipal estava “realizando um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada“, para que fosse feita a retirada da embarcação e posterior cobrança dos custos ao proprietário. 

Nova resposta

Em nova nota enviada a este Blog, a Semaurb disse que esse processo “está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação“.

Acompanhem a nota, na íntegra:

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que inicialmente existiam três embarcações ancoradas na área de Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco e duas foram retiradas.

O proprietário da última embarcação não quis promover a retirada junto à prefeitura e o mesmo foi advertido e, em seguida, autuado com auto de infração de multa por descumprir a lei.

Diante disso a prefeitura, através da Semaurb, está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação.

Já a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro comunica que uma equipe já esteve no local nesta segunda-feira (7), realizando o levantamento de todo material que será necessário para consertar o trecho da Orla. Durante a semana os serviços serão iniciados para que sejam evitados outros acidentes.

Ascom/Semaurb   / Blog do Carlos Britto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações