Secretaria de Desenvolvimento Social faz mapeamento para intensificar resgate de moradores de rua em Petrolina - Blog Petrolina em Destaque

27 de mai de 2018

Secretaria de Desenvolvimento Social faz mapeamento para intensificar resgate de moradores de rua em Petrolina



Em Petrolina existem mais de 300 pessoas cadastradas pela equipe do Centro Pop vivendo em situação de rua. A maioria é do sexo masculino, com idade entre 18 e 72 anos, naturais de outros estados como Minas Gerais, Bahia e Ceará. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), que vem intensificando o trabalho de conscientização social e busca ativa para resgatar essas pessoas.

As ações são realizadas através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), cujas equipes percorrem locais estratégicos como região central da cidade, terminal rodoviário, além de espaços turísticos e praças, que servem de abrigo para esses grupos.

Quando questionados por que foram parar nas ruas de Petrolina, muitos destacam os conflitos familiares, vício em drogas, alcoolismo e até mesmo falta de oportunidade de emprego em suas cidades de origem. “Nossa missão diária é acolher essas pessoas em situação de vulnerabilidade, entender porque chegaram a essa situação e tentar reinseri-las no seio de suas famílias e na sociedade de modo geral. Estamos intensificando nossas ações para garantir isso”, afirma a supervisora do Centro Pop, Lilian Cavalcanti,

O Centro Pop é coordenado pela SEDESDH e mantido com recursos do Governo Federal, com contrapartida da prefeitura. Entre os serviços oferecidos, além do acolhimento, estão o café da manhã e tíquetes de refeição para o almoço e janta no Restaurante Popular de Petrolina. O espaço oferece ainda guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, acesso à documentação civil, benefícios socioassistenciais e atendimento com psicólogos e assistentes sociais e jurídicos. Além de localização das famílias dos assistidos e encaminhamento para recâmbio. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e fica localizado à Rua Padre Fraga, nº 395, Centro. O contato telefônico é o (87) 3983-1016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indentifique-se e não seja vulgar!
Obrigado..

Total de visualizações